Blogesfera

Blogger x WordPress

Sei que muitos(as) bloggers tem duvida sobre qual plataforma escolher, ou se aquela plataforma não esta se dando tão bem com ele, migrar, mas sempre tem aquela questão, qual plataforma? E normalmente as plataformas são o Blogger e a WordPress – .org – e hoje vou dar não apenas minha opinião sobre ambas plataformas, mas os pontos bons e ruins – do meu ponto de vista.

BLOGGER

Desde o inicio o blogger foi a meu queridinho, quando o quase é montagem de layouts tanto cleans quanto fofos, que eu simplesmente amo fazer e vou continuar fazendo, eu sempre me identifiquei com o blogger, mas com o tempo, os recursos que ele tinha não se encaixavam´com o que eu procurava, eu queria algo que me desse não apenas um suporte melhor, mas que tivesse um ar mais profissional e infelizmente o Blogger não me passou isso. Até mesmo coisas bobas que queria como os comentários via E-mail, eu não consegui.

WORDPRESS

A minha atual plataforma é a do WordPress – .org – é admito que sem duvida eu amo essa plataforma, admito que no começo fiquei um “pé atrás” porque em primeiro lugar essa plataforma precisava de um domínio próprio e eu não ainda não tinha dinheiro para comprar, além de ser uma trabalheira vinda de outra planeta para se instalar ela, mas com o tempo eu fui pesquisando resolvi me jogar nela, e foi uma ótima escolha, sem desmerecer o Blogger logicamente, eu comecei com ele e ainda o amo, assim como amo fazer layouts pra ele, mas o WP tem tudo que preciso, e mais um pouco.

Vantagens do Blogger

  • É uma Plataforma Gratuita – essa é uma grande vantagem do Blogger.
  • Fácil de personalizar o layout.
  • Não é necessário realizar backups.
  • Integrado com o Adsense.

Desvantagens do Blogger

  • Não tem pluggins externos, apenas widgets desenvolvido por eles.
  • Espaço limitado – você tem apenas 1GB para usar para suas imagens, se ultrapassar terá que utilizar site como Picasa.
  • Domínio – Se quiser um domínio personalizado terá que desembolsar em média 25/30 reais ao ano dependendo de onde comprar. Se não vai utilizar o domínio como nomedoseublog.blogspot.com.
  • A google tem total liberdade de utilizar e distribuir seu blog, Sim! E existe os termos estão aqui.

Vantagens do WordPres.

  • Grande numero de plugins gratuitos na internet.
  • Comunidade mundial que disponibilizam muitos recursos, ajuda, materiais de consulta.
  • Ótimo para SEO – Otimização de sites para mecanismos de pesquisas.
  • Milhares de Themes – gratuitos e pagos.

Desvantagens do WordPress

  • Domínio e Hospedagem – Para utilizar o WP .org é necessário domínio e hospedagem personalizada, o que significa que você precisa desembolsar uma boa grana, para pagar o domínio e a hospedagem.
  • Edição – A pesar de você ter total o livre acesso de você customizar seu blog/site do jeito que quiser, é necessário um bom entendimento de HTML e CSS. Pode parecer um bicho de sete cabeças, mas nada é impossível.
  • Instalação – Eu disse que instalar o WP é algo de outro mundo, e é mesmo, no começo me senti em outro mundo, mas agora é super fácil e não tenho problemas com essa instalação que mais me parecia aquela prova horrível de Ed. Física.

Então no final se você quer um blog mais profissional, recomendo o WordPress, mas se seu blog for mais pessoal, ou você esta começando e quer levar mais como um hobby do que como um trabalho, o Blogger é o certo pra você. Eu já usei as duas plataformas, e admito, quase perdi tudo na WP, quem me acompanha na BGS sabe como sofri quando perdi os posts – felizmente tenho backup de tudo, mas os comentários e imagens foram pro ralo – então pense de verdade qual o certo pra você e qual se encaixa mais no seu orçamento. Espero que tenha ajudado.

You Might Also Like

29 Comentários

  • Reply
    Larissa Dutra
    25 de setembro de 2017 at 17:29

    Olá, tudo bem? Eu sempre usei e blogger e nunca tive problemas, então nem cogitei mudar de plataforma. Uma coisa que não gosto no WordPress é que não tem como seguir, como no blog, só por email (pelo menos os blogs que visito são só por email, me corrija se eu estiver errada)

  • Reply
    Gleicy Martins
    26 de setembro de 2017 at 18:36

    Eu amei o post. Quando fui criar meu blog tive muita dúvida qual escolhia. Mas como vi muitas pessoas falando que o blogger é mais facil para quem é leiga nisso como eu, então optei por ele. E estou nele ate hj. Amei o post. Ficou super completo e informativo. Beijos

  • Reply
    Karina Fagundes
    27 de setembro de 2017 at 10:38

    Já usei uma vez o wordpress, mas senti que não se encaixou com o que eu queria. Sim o blogger tem seus pontos negativos, mas para mim é muito mais pratico e se encaixa no meu perfil hahahah
    Olha eu aqui defendendo o blogger sendo que odiava ele hahahaahah
    O lado positivo dele é que ele é de graça e dá para você ver se realmente gosta de blogar para depois investir.

  • Reply
    Jamille
    27 de setembro de 2017 at 10:55

    Gosto do blogger, não pretendo mudar por enquanto…
    Beijos,
    Jamille – http://www.achadosedetalhes.com

  • Reply
    Graciane
    27 de setembro de 2017 at 23:53

    WordPress sempre wordpress, muito mais recursos, temas, widgets muito mais profissional…

  • Reply
    jana silva
    1 de outubro de 2017 at 11:04

    Eu tou analisando e pensando em mudar de plataforma também, porque eu quero profissionalizar o meu blog e o blogger não tem tudo aquilo que necessito.

  • Reply
    Luiz Alberto Portes
    1 de outubro de 2017 at 20:06

    Eu já usei muito as duas plataformas e hoje não troco o Blogger por um WP. São tantas vantagens, desde a praticidade, passando pela hoje muito aperfeiçoada interação com os mais diversos Layouts, integração facilitada com Adsense, com mecanismos de busca, sem falar que a própria condição que existe, de ter que usar o Picasa no futuro, é de fácil solução…são ferramentas Google e que se completam. Mas é só a minha opinião. Valeu. Beijos.

  • Reply
    Janaína
    1 de outubro de 2017 at 20:24

    Uso o blogger desde sempre e amo!! Não sei se conseguiria usar outra plataforma…

  • Reply
    carla azevedo
    4 de outubro de 2017 at 11:08

    adoro o blogger, uso desde 2009 e amo
    http://dose-of-poetry.blogspot.com.br/

  • Reply
    Hanna Carolina
    4 de outubro de 2017 at 18:33

    Eu tenho o Blogger desde que me entendo por gente (essa é a segunda vez que tenho um blog no ar). Eu sempre gostei dele exatamente pela vantagem de ser 0800, mas concordo que uma coisa mais “profissa” necessita de um domínio. Ainda não está no meu orçamento, mas espero um dia conseguir e usar um ‘.com’ no meu site… rs
    No WordPress estou me adaptando agora, como colunista em outro blog que usa essa plataforma, mas concordo contigo e ainda acho um bicho de sete cabeças essa bendita… kkk
    Bjks!
    Mundinho da Hanna

  • Reply
    Lunna
    4 de outubro de 2017 at 18:37

    Eu uso o wordpress faz tempo, desde que perdi todo o conteúdo de um blogue no velho blogspot. Adoro a plataforma e não tenho reclamação. Uso a gratuita mesmo porque não vejo e não penso um blogue como profissional. É uma gaveta para os meus escritos, tanto que nunca me intitulei como blogueira, até porque não tenho intenção de escrever posts atuais, sobre as coisas do mundo. Escrevo diálogos, coisas minhas.
    Mas é sempre bom saber as opiniões a respeito das plataformas. valeu.

    bacio

  • Reply
    Luana Souza
    5 de outubro de 2017 at 02:22

    Quando eu tiver mais dinheiro para investir, pretendo migrar para o WordPress por realmente parecer mais profissional. Por ora, estou feliz com o Blogger, pois é simples de mexer em quase tudo… mas não sabia disso sobre as imagens *o* fiquei meio preocupada agora!

    Amo ver posts assim, ainda mais feitos por pessoas que entendem do assunto mais a fundo <3 esses comparativos são ótimos!

    Beijos :* (ps: seu blog é muito <3 <3 <3)

  • Reply
    Alaide Cassiano
    5 de outubro de 2017 at 11:57

    Adorei o seu post, tô sempre lendo textos como esse de Blogger x WordPress! Eu uso o WP gratuito, tô doida querendo migrar pro WP org, mas encontro pouquíssima informação útil sobre ele, apesar de saber que é ótimo, queria ter uma noção de empresas de domínio e hospedagem sabe? Fica aí a dica de um futuro post hahaha

  • Reply
    Rita Charlie
    5 de outubro de 2017 at 12:12

    Mulher como seu Blog está lindo, sério! Muito importante você ter falado disso para as pessoas que pretendem entrar nesse mundo virtual. Quando criei o meu também estava muito na dúvida e não achei um post assim bem esclarecedor. Aderi ao wordpress e adoro embora ainda estou no plano grátis, mas assim que der pretendo ir para um plano premium. Bj!

  • Reply
    Nya Purdy
    5 de outubro de 2017 at 13:01

    Já usei o WordPress e não me encaixei, meu conteúdo não se encaixou. Quem sabe mais pra frente, talvez se eu levar o blog como trabalho, aí migrarei para lá!

  • Reply
    Tairles Maia
    5 de outubro de 2017 at 13:14

    Acho que isso de ter blog mais pessoal no blogger e mais de trabalho WordPress é meio nada a ver. Dependendo de como você faz seu layout e desenvolve seu html você consegue deixar um blog no Blogger super profissional. E quanto a adição de plug-ins no blogger, você coloca direto no html do seu blog ou na parte de configuração do tema.

  • Reply
    KAMILA
    5 de outubro de 2017 at 13:18

    Eu uso a plataforma blogger e acho muito boa. Sobre fazer backups é o melhor a fazer sempre independente da plataforma. Ah! E sobre o espaço para armazenamento de imagens que você falou eu não entendi muito bem.

  • Reply
    Shir Matos
    5 de outubro de 2017 at 13:42

    Faz muitos anos que uso o Blogger e gosto bastante dele por ser fácil de mexer nos temas. Já fiz alguns testes no WordPress e não tive paciência, ele é bem complicado. Não pretendo mudar tão cedo do blogger mas vou pesquisar mais.
    Beijos

  • Reply
    Gessica Aguiar
    5 de outubro de 2017 at 13:48

    Muito legal seu post. Eu sempre usei o blogspot, gosto muito dele. Já cheguei a usar o wordpress também mas desistir logo não sabia como mexer direito. O blogspot é bem mais fácil, por isso estou até hoje. Não tive saco de tentar entender mais um pouco o wordpress rs.. Amei seu layout 🙂

  • Reply
    Marcinha Nunes
    5 de outubro de 2017 at 21:47

    Olá nunca usei o WP mas teve uma época que eu queria testar mas depois li comentários sobre a versão grátis ser limitada então desisti e até o momento não penso em usar outra plataforma que não seja a Blogger… No futuro tenho planos de comprar um domínio,arrumar o HTML mas enquanto isso vou usando meu bloguinho como posso bjs

  • Reply
    ricardo
    6 de outubro de 2017 at 21:29

    muito bom seu blog beijos

  • Reply
    Luh Dantas
    8 de outubro de 2017 at 17:11

    Eu tenho blogger desde 2011. Fiz um blog no wordpress mas não me adaptei. Penso em mudar mas tenho medo de não me adaptar de novo ou de não dar conta do layout como estou acostumada no blogspot. Mas vou ver isso ano que vem… Beijos!

    http://www.solteirasnoivascasadas.com/

    🙂

  • Reply
    Amanda
    8 de outubro de 2017 at 18:28

    Quero um dia fazer do meu blog o meu trabalho, mas acho que só vou mudar pro wordpress quando ficar muito pesado pra carregar kkkkk

  • Reply
    Vitória Müller Teixeira
    9 de outubro de 2017 at 10:30

    Já usei as duas plataformas e para iniciantes ou blogs que não são tão profissionais, indico o blogger. Mas eu uso WordPress e acho que ele da uma cara de profissional para o blog HUAHEUAEHUAEH

  • Reply
    Andreza
    9 de outubro de 2017 at 23:12

    Eu tenho e uso o blogger e por enquanto estou satisfeita mas no futuro pretendo ter algo mais profissional

  • Reply
    Jéssica
    14 de outubro de 2017 at 23:17

    Já estou quase chegando ao 100° post no blog, e acho que perderia muita coisa se mudasse agora para o WordPress, e eu vejo o blogger deixa a gente mais aberto a oportunidades como mexer nos códigos, e até deixar mais profissional com um layout pago.

  • Reply
    Emerson Santos
    16 de outubro de 2017 at 20:52

    As duas plataformas são boas, depende do que a pessoa quer com o blog. Ótimo artigo.

  • Reply
    Luiza Braz
    18 de outubro de 2017 at 13:27

    Eu nunca usei o WordPress mas tenho cadastro lá, acho que o blogger é mais fácil de mexer pelo menos é o que vejo as pessoas dizendo.

  • Reply
    Wellida Danielle Santos
    20 de outubro de 2017 at 14:06

    Olá, tudo bom?

    É realmente muito interessante essa comparação. Acho que, para quem está começando, é realmente confuso sobre qual é o melhor a ser usado. Eu utilizo o blogger e ele está ótimo para o que eu utilizo, então nem penso em ir para o wordpress (que seria mais complicado para mim). Mas para quem quer se profissionalizar nisso, o wordpress é melhor!

    Enfim, gostei muito da postagem, obrigada pelas dicas 🙂
    Abraços.

    https://instantesmemoraveis.blogspot.com.br/

Deixe um comentário